Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Saltatorinae
 Bonaparte, 1853
Espécie: S. maximus

Nome Científico

Saltator maximus
(Statius Muller, 1776)

Nome em Inglês

Buff-throated Saltator


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Tempera-viola

O tempera-viola é um Passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como estevam (Bahia), sabiá-gongá (Pará e Pernambuco), sabiá-pimenta e trinca-ferro. Muito confundido com o trinca-ferro-verdadeiro(Saltator similis), daí alguns o chamarem pelo mesmo nome.

Características

Mede cerca de 19,5 cm de comprimento. Não apresentam dimorfismo sexual. O canto é uma estrofe curta e suave. Difere do trinca-ferro verdadeiro pela coloração mais amarronzada do dorso e, pricipalmente, pela coloração marrom no pescoço.

Alimentação

Onívoro, alimenta-se principalmente de frutos.

Reprodução

Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz um ninho grosseiro com gravetos, folhas e gramíneas, em formato de tigela profunda. Põe de 2 a 3 ovos azul-claros manchados, com o período de incubação variando de 12 a 15 dias, tendo de 2 a 3 ninhadas por estação.

Hábitos

É comum em bordas de florestas, clareiras arbustivas com árvores isoladas, capoeiras e plantações, principalmente em regiões mais úmidas. Não penetra em regiões serranas. Vive solitário ou aos pares.

Distribuição Geográfica

Presente em toda a Amazônia e nas regiões central e leste do Brasil, estendendo-se para o sul até o Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Encontrado também do México ao Panamá, em todos os demais países Amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia - e no Paraguai.

Referências

Galeria de Fotos